Semana De Educação Financeira NUFIPEC

30/05/2023 08:57

Decorreu, durante a semana do dia 15/05 a 21/05, a III Semana de Educação Financeira NUFIPEC, na Universidade Federal de Santa Catarina. Tivemos 333 inscrições, demonstrando, assim, o interesse dos alunos e professores da universidade em compreender melhor os temas relacionados à educação financeira. A Semana NUFIPEC possui relação com a X Semana Nacional de Educação Financeira, a qual ocorreu no mesmo período e é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF). A semana ENEF tem como objetivo a realização de ações, tais quais palestras e cursos, de educação financeira para difundir temas relacionados à instrução correta das finanças.

A partir disso, a primeira palestra do evento, no 16/05, intitulada “Por onde começar?”, contemplou explicações dos princípios básicos econômicos, tendo como base o livro “The Changing World Order” de Ray Olio, bem como explanou sobre como investir com inteligência, sendo que a tríade renda, rentabilidade e liquidez foi utilizada para compreender qual é o melhor investimento para cada um dos indivíduos, de acordo com seus interesses e objetivos. Ademais, na segunda palestra, o tema desenvolvido foi: “Finanças Comportamentais”, momento em que foram apresentados os principais vieses cognitivos que influenciam na tomada de decisão no setor financeiro. Com isso, para melhorar o entendimento, essa exposição se fundamentou nos livros “Previsivelmente Irracional” do Dan Ariely e “Rápido e Devagar: duas formas de pensar” do Daniel Kahneman.

No segundo dia, 18/05, foram apresentadas duas palestras. A primeira: “Carreiras do Mercado Financeiro” abordou as principais carreiras do setor em questão, elencando perfis existentes e assegurando, assim, uma maior facilidade na compreensão e identificação das características das carreiras apresentadas. Por fim, a palestra “Transformando o limite do cartão em: dinheiro, viagens e experiências” objetivou a facilitação e o incentivo ao acesso e interesse dos participantes no mundo das milhas, além de remover o preconceito de que a área é complexa, apresentando, assim, maneiras fáceis de adentrar no assunto. 

A partir dos pressupostos, o Núcleo de Finanças Pessoais e Comportamentais agradece a participação de todos nas palestras.